7 de fev. de 2012

Estou pronto(a) para sair de casa?

Todo mundo em uma hora da vida sente vontade de ser independente. Mas o fato de se querer liberdade, significa que está realmente pronto para sair da casa dos pais? E como saber se é a hora certa?


- Primeiro, se pergunte o real motivo de querer sair de casa. 

 Será que quer sair para fugir dos problemas em casa, ter mais liberdade, ajudar um amigo que precisa dividir o aluguel ou ganhar experiência?

O motivo de você querer sair de casa pode ter uma grande influência na sua felicidade depois de deixar o teto de seus pais. Por exemplo, se o motivo é apenas fugir dos problemas em casa ou ter mais liberdade, você provavelmente vai ficar surpreso. Pois irá ter que cuidar da casa, lavar roupa, fazer comida.. e caso você queira ter empregada, então terá que trabalhar bastante para conseguir pagá-la, o que vai tirar boa parte de seu tempo para se divertir.

- Agora se pergunte se está realmente preparado para isso.
 
Sair de casa é como fazer uma trilha na floresta. Você se aventuraria a fazer isso sem saber armar uma barraca, acender uma fogueira, preparar comida ou ler um mapa? Provavelmente não! Mas muitos jovens vão morar sozinhos sem saber direito como cuidar de uma casa.

Então vamos analisar dois pontos necessários para morar sozinho:

- Administrar o dinheiro
Bom, você terá que pagar conta de água, luz, comprar comida etc.. então será necessário ter um orçamento para controlar os gastos. 
Para fazer um teste de como é morar sozinho: se você tem um emprego, pergunte ou dê aos seus pais, por um tempo, o dinheiro dos gastos mensais que eles têm com você envolvendo alimentação, moradia e outras coisas. Se não conseguir ou não estiver disposto a pagar essas despesas enquanto estiver em casa, você não está preparado para morar sozinho.


- Cuidar das tarefas domésticas
 Faça outro teste: Por uma semana, leve a vida como se morasse sozinho. Prepare sua própria comida usando itens que você mesmo comprou com seu dinheiro. Use roupas que você lavou e passou. Limpe o que sujou. E tente ir aos lugares que precisa sem pedir que um dos seus pais o leve ou o busque. Se conseguir, está preparado nesse sentido.



Alguns saem de casa para fugir de problemas ou da autoridade dos pais. Sua atenção está nas coisas que estão deixando para trás, não aonde estão indo. Isso é como dirigir olhando apenas no retrovisor. Quando o motorista se concentra no que está ficando para trás, não percebe o que está à sua frente. O que aprendemos disso? Não se concentre apenas em sair de casa — mantenha seus olhos fixos num objetivo que vale a pena.
Em vez de se perguntar ‘Estou pronto para sair de casa?’, pergunte-se ‘Estou pronto para cuidar de minha própria casa?’. Se você acha que está preparado, então talvez seja a hora de tomar seu próprio rumo na vida.


Fonte: http://www.watchtower.org/t/201007/article_01.htm

7 comentários:

  1. Estou preparada e vou morar sozinha sim!

    ResponderExcluir
  2. morar sozinho não é aquela dificuldade toda que a maioria pensa é até melhor

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Moro com os pais...estou querendo morar sozinho..minha ex sempre morou sozinha...alem do mais é medica...ai ja viu a personalidade né? vou cair pra vida p crescer... tenho medo financeiro...

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog, muito bonitinho ele hehe. e gostei muito dessa matéria, eu estou desesperadamente querendo sair de casa de novo para fugir da autoridade dos meus pais e falta de liberdade também.

    eu já morei 4 anos fora em lavras e 1 ano em ribeirão preto mas mesmo assim essas experiências não foram o suficiente para eu me sentir livre e pronto pra morar só, sempre tinha alguém por detrás me auxiliando e hoje eu percebo como isto é ruim e me prejicou, estou pretendendo morar sozinho agora mais tenho muito medo pois quando morei em ribeirão preto passei dificuldade financeira e senti muita solidão. mais é isto ai estou aos poucos vencendo meu medo isto que importa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e continue, seus conselhos são extremamente úteis, obrigado! :)

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu conselho, estou pensando em morar sozinho em Curitiba, como sou do interior preciso arrumar um trabalho por lá mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre!